Projetos

PENOA

      O Programa Estadual Novas Oportunidades de aprendizagem (PENOA)  institui-se como  como mais uma possibilidade, entre as muitas ofertadas pela Secretaria de Estado de Educação (SED), de o estudante da Educação Básica (EB) lograr efetivo êxito em sua aprendizagem das habilidades de leitura, escrita e cálculo e, conseguentemente, com a consolidação dessas, lidar com o conhecimento nas diferentes áreas.




SAED

        Serviço de Atendimento Educacional Especializado- SAED, atendendo a todas as peculiaridades educacionais das pessoas com Deficiência, condutas típicas e altas habilidades.
       A partir da implementação da política as salas de recursos e os serviços de Apoio Pedagógico deverão ser compreendidos como Serviço de Atendimento Educacional Espicializado- SAED.


PROJETO EDUCAÇÃO NUTRICIONAL

     A escola é um ambiente que possui como objetivo garantir condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários  para a vida em sociedade. Entre os mais diversos temas a serem ensinados, destaca-se a importância da educação para o consumo consciente de água e alimentos, que visa desenvolver no jovem uma visão crítica e responsável de seu papel enquanto cidadão e consumidor.


 

PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA: LIVRO UM AMIGO INSEPARÁVEL 

    Proporcionar momentos de leitura na biblioteca e espaço escolar, despertando no aluno a descoberta do prazer de ler e a importância que os livros possuem como instrumento de aquisição do conhecimento e a consequente ampliação de oportunidades futuras.

    Observou-se que, com o avanço crescente e mau uso dos meios tecnológicos por muitos educandos, houve um distanciamento do hábito da leitura, repercutindo na diminuição e procura de livros pelos alunos na biblioteca, influenciando o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, onde a mesma é essencial para o bom desempenho da escrita, oralidade, interpretação e senso crítico.

Ações

-        Criar na biblioteca um espaço prazeroso para a leitura, com  seleção prévia dos livros por série.     ( 1º ao 5º ano)
-        Sessões de leitura (30 minutos) com comentários e interpretações do que foi lido pelos alunos. Onde ocorrerá semanalmente.
-    Selecionar livros de diferentes classes literárias como:
·         Poesia
·         Aventura
·         Romance
·         Contos e histórias (com rodízio das classes literárias)
      Apresentações, comentários, debates sobre o que foi lido pelos alunos em sala de aula.(6º ao 9º ano)