segunda-feira, 18 de maio de 2015

Badminton

Alunos jogando Badminton nas aulas de Educação Física com professor Otávio.

 O esporte através do Badminton representa a mudança das abordagens dos tempos passados para os dias de hoje em que os benefícios do esporte estão na socialização e inclusão. Além dos estímulos psicomotores o que mais precisamos abordar nas aulas de Educação Física são os aspectos afetivos em que os alunos compartilham momentos de respeito e solidariedade.
    Ao oferecer o Badminton a Educação Física Escolar proporciona aos seus alunos a oportunidade de praticar o esporte com seus benefícios físicos, sociais e principalmente conhecer um desporto de tradição oriental e com a uma história própria. Tratar o esporte como importante meio de socialização dentro da escola e com um olhar crítico é bastante necessário.
    O objetivo de desenvolver  o badminton na escola é ampliar a cultura corporal dos alunos e trabalhar diferentes conhecimentos, movimentos e habilidades nas aulas de Educação Física com esse esporte não tradicional da cultura brasileira.
    O Badminton é barato para iniciantes, altamente atrativo para as crianças e dá condicionamento físico a quem pratica propiciando o desenvolvimento das habilidades motoras básicas (movimentos fundamentais e combinados). Desenvolve a organização espacial, a coordenação óculo-manual, a coordenação viso-motora, a lateralidade, o equilíbrio, a coordenação fina e grossa e o ritmo além de reforçar o desenvolvimento da capacidade motora como força, resistência aeróbica, velocidade, flexibilidade e coordenação.
   O Badminton é um esporte para todas as idades e é inclusivo porque pode ser disputado entre meninos e meninas, jovens e idosos e até entre pessoas de diferentes classes sociais. Para as crianças, especificamente, o Badminton melhora a concentração, a rapidez de raciocínio e ajuda aquelas com hiperatividade a ter mais calma e atenção.
http://www.efdeportes.com/efd194/o-badminton-da-escola.htm