quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Herança Africana

Projeto Herança Africana

Introdução
Com a finalidade de promover a reflexão sobre a utilização da mão-de-obra escrava no Brasil, nos séculos XVIII e XIX, as condições econômicas em que vive hoje os povos dos países mais pobres da África, estabelecer relações entre passado e presente, e possibilitar o debate sobre as condições da população de refugiados na atualidade, alunos das turmas 802 e 803 da EEB Teresa Martins Brito receberam no dia 25 de novembro de 2015, a visita de integrantes do Grupo Caxambu, que apresentou instrumentos de percussão, dança e cultura do país de Gana. O referido grupo atua na região Sul Catarinense e desenvolve trabalhos para o conhecimento e conscientização da raiz africana na cultura brasileira, em escolas, clubes e associações. Atualmente conta com a presença de refugiados africanos, que participam das apresentações com seus instrumentos, dança e relatos da vida na África.
Objetivos
1. Conhecer as principais características da escravidão durante os períodos colonial e imperial.
2. Estabelecer relações entre a escravidão no passado e no presente.
3. Compreender as condições do alistamento dos escravizados no exército brasileiro, em busca de liberdade.
4. Conhecer o processo lento e gradual que levou à abolição da escravidão no Brasil.
5. Entender os motivos da vinda dos refugiados africanos para o Brasil.
Estratégias
1.                  Exposição de vídeo que mostra as condições de vida e trabalho dos escravizados africanos no Brasil.
2.                  Vídeo aula sobre o contexto histórico da Guerra do Paraguai e o papel dos escravizados no Exército brasileiro.
3.                  Depois de realizada a exposição dos vídeos, os alunos participaram de debate sobre a condição econômica no Império, as condições de vida e trabalho dos escravizados nas fazendas de café, e a busca por liberdade com a participação na Guerra do Paraguai.
4.                  Participar de oficina de música e dança ganesa, com a participação do Grupo Caxambu e de entrevista a um dos refugiados do país de Gana, que se encontra na cidade de Tubarão – SC.

Avaliação

Trabalho com remontagem e análise de texto em sala de aula –O negro na fazendas de café, no século XIX e Guerra do Paraguai.








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