Projeto Herança Africana
Introdução
Com a finalidade de
promover a reflexão sobre a utilização da mão-de-obra escrava no Brasil, nos
séculos XVIII e XIX, as condições econômicas em que vive hoje os povos dos
países mais pobres da África, estabelecer relações entre passado e presente, e
possibilitar o debate sobre as condições da população de refugiados na
atualidade, alunos das turmas 802 e 803 da EEB Teresa
Martins Brito receberam no dia 25 de novembro de 2015, a visita de integrantes
do Grupo Caxambu, que apresentou instrumentos de percussão, dança e cultura do
país de Gana. O referido grupo atua na região Sul Catarinense e desenvolve
trabalhos para o conhecimento e conscientização da raiz africana na cultura
brasileira, em escolas, clubes e associações. Atualmente conta com a presença
de refugiados africanos, que participam das apresentações com seus
instrumentos, dança e relatos da vida na África.
Objetivos
1. Conhecer as
principais características da escravidão durante os períodos colonial e
imperial.
2. Estabelecer
relações entre a escravidão no passado e no presente.
3. Compreender as
condições do alistamento dos escravizados no exército brasileiro, em busca de liberdade.
4. Conhecer o processo
lento e gradual que levou à abolição da escravidão no Brasil.
5. Entender os motivos
da vinda dos refugiados africanos para o Brasil.
Estratégias
1.
Exposição
de vídeo que mostra as condições de vida e trabalho dos escravizados africanos
no Brasil.
2.
Vídeo
aula sobre o contexto histórico da Guerra do Paraguai e o papel dos
escravizados no Exército brasileiro.
3.
Depois
de realizada a exposição dos vídeos, os alunos participaram de debate sobre a
condição econômica no Império, as condições de vida e trabalho dos escravizados
nas fazendas de café, e a busca por liberdade com a participação na Guerra do
Paraguai.
4.
Participar
de oficina de música e dança ganesa, com a participação do Grupo Caxambu e de
entrevista a um dos refugiados do país de Gana, que se encontra na cidade de
Tubarão – SC.
Avaliação
Trabalho com remontagem e análise de texto em sala de aula –O
negro na fazendas de café, no século XIX e Guerra do Paraguai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário: