sexta-feira, 27 de maio de 2016

Feira do livro

Projeto Feira do Livro

   1.      Tema : 1ª Feira do Livro da E.E.B. Teresa Martins Brito

   2.      Problematização: Sem ler o aluno não sabe pesquisar, sintetizar, resgatar a idéia principal do texto, analisar, criticar, argumentar e posicionar-se. Como despertar em nosso aluno o gosto pela leitura?

    3.      Justificativa: Observamos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, celulares, redes sociais, a falta de incentivo e a vida agitada têm ocasionado desinteresse para a leitura e por consequência dificuldades, as quais sentimos na escola: vocabulário restrito, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas , conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.Faz-se necessário que a escola dissemine a leitura e a informação por meio de estratégias diferenciadas para despertar o interesse do leitor,o aproximando  do universo dos livros, da cultura e da arte.Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência.Nesse sentido pensamos ser dever  de nossa U.E., juntamente com toda a comunidade escolar, propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar neles o prazer pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. Assim estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos percebam a importância do ato de ler para sua autonomia e formação integral.
   4.Objetivo geral: Fomentar o debate permanente sobre a leitura e fornecer instrumentos para que   esse debate e a prática da leitura se efetivem no ambiente escolar.
   5. Objetivos específicos: - Envolver os pais nas atividades de leitura dos filhos;
- Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola;
- Oportunizar ao aluno a socialização de suas leituras favoritas;
- Possibilitar produções orais, escritas e outras linguagens.                                                          6. Ações:

Lançamento de livros criados pelos alunos do 3º ano;
Sombrinha de poemas;
Contos inspirados na idade Média;
Criação do Livro da Família;
Dicionário do conhecimento;
Painel “Maluquinhos por leitura”;
Troca-troca de livros e gibis;
Literatura de Cordel;
Venda de livros;
Declamação de poemas;
Biografias;
Cantinho da leitura;
Leitura em braile;
Contação de histórias;
Apresentação musical;
Teatro “Sítio do Pica pau Amarelo”

7. Socialização

A Feira foi realizada nas dependências da E.E.B. Teresa Martins Brito, no dia 25/05, com a participação da comunidade escolar: alunos, funcionários, pais, escolas visitantes e entidades do município. Durante o ano letivo serão desenvolvidas atividades de incentivo a leitura, como: sacola viajante, visita a biblioteca da UNISUL, contação de histórias, momento da leitura.                              

8. Recursos:

Recursos humanos: Disponibilizaremos para a realização deste projeto a participação ativa dos alunos, professores, pais, colaboração do gestor, de toda a equipe pedagógica e responsáveis pela biblioteca.

Recursos materiais: Textos diversos, revistas, jornais, entre outros.




































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: