Contação de histórias realizada na escola para anos iniciais.
A história representa um vasto campo dentro de uma escola, desenvolve a linguagem, auxilia na criação de bons textos, cria possibilidades pedagógicas criativas e estimulantes para concentração do aluno.
Toda história, por mais simples que pareça, transmite algo a mais no desenvolvimento da criança, de uma forma criativa e reflexiva, proporcionando na oralidade riqueza extraordinária que permite organizar o nosso discurso, nossa cabeça. Além disso, contar bem uma história pode entrar na comunicação oral, ser convincente, saber argumentar contar não só pela magia pelo domínio do contador.
A arte de contar histórias é uma prática milenar que teve seu início desde os primórdios da humanidade por meio da tradição oral. Essa arte do contar e recontar história amplia o universo literário, desperta o interesse pela leitura e estimula a imaginação através da construção de imagens interiores.
A criança recebe influência até em seu desenvolvimento físico-motor, devido à manipulação do corpo e da voz de que faz uso ao ouvir e recontar as histórias. Em uma sociedade tecnicista como a sociedade atual, o ato de contar e ouvir histórias surge como uma possibilidade libertária de aprendizagem e como uma atividade de suma importância na construção do conhecimento e do desenvolvimento ético e significativo da criança enquanto ser humano.
Tema: Contação de histórias
Objetivo:Proporcionar oportunidade para que os alunos desenvolvam o gosto pela leitura, colocando-os em contato com diversos gêneros textuais.
Disciplinas envolvidas: Todas
Metodologia: A metodologia da Contação de Histórias tem como objetivo formar crianças leitoras e produtoras de textos, criar condições de aprendizagem para que a leitura e escrita sejam prazerosas, melhorando significativamente a qualidade e a equidade da aprendizagem. Nesse sentido, no momento da contação de histórias são utilizados diversos recursos pedagógicos como: fantoches, dedoches, fantasias, músicas, vídeos e outros. Além disso, são utilizadas outras estratégias como:
- Maleta de leitura
- Pequenos contadores de histórias
- Ficha de leitura
- Exploração da história
- Trabalhando com fábulas
- Produção de cartas
Recursos: Diversos, cada história será contada de uma maneira.
Registro: Fotos
Avaliação: Realizada continuamente com a contadora de histórias, supervisão, direção, professores e toda a comunidade escolar envolvida buscando sempre o aprimoramento das atividades oferecidas.