Jogo Badminton das Séries finais com professor Otávio.
Tema: Prática de esportes
Objetivos: • Conhecer o BADMINTON na sua estrutura, nas suas regras, nos equipamentos e nas habilidades necessárias para jogar, mais precisamente o rebater,
• Reconstruir o jogo (re-significá-lo) com o objetivo de praticá-lo na aula de educação física fazendo às adaptações necessárias nas variáveis regras, material, espaço, pessoas e gestos,
• Participar das propostas demonstrando envolvimento e capacidade de jogar em pequenos e grandes grupos.
Disciplinas envolvidas: Educação física
Metodologia: Os materiais necessários para a realização das aulas são: Raquetes, petecas, redes, cordas elásticas, elásticos, giz e equipamento audiovisual. Se a escola não dispõe de equipamentos oficiais de Badminton, é possível construí-los com material reciclável ou adaptá-los. As petecas podem ser feitas somente com uma tampinha de garrafa pet, envolvida em meia folha de jornal ou ainda com bolinhas de isopor, palitos e plásticos (de sacolas) envolvendo os palitos. Para as raquetes, uma boa opção é criar com cabides e meias finas, como meia calça, para cobrir o arame. Faça o formato da raquete de Badminton e a meia, bem esticada, corresponderá à tela.
• A fase de preparação (antecipação) é fundamental. A sugestão é envolver os alunos no processo de confecção e separação do material e também na seleção do vídeo que será utilizado como base para a apresentação do “jogo” aos alunos (Dica: Como a aula terá foco na habilidade de rebater é importante que tenhamos um bom número de raquetes e petecas. Se possível uma raquete para cada aluno, pois isso irá garantir um tempo mínimo de “prática”);
• Aproveite o conhecimento que algum menino ou alguma menina pode ter sobre o esporte. Junto com o vídeo (consulte o Saiba Mais) podem ser apresentados fotos e desenhos que mostram como se joga.