segunda-feira, 29 de junho de 2015

Lançamento de dardo

Aulas de Educação física com Professor Otávio nos anos finais,
atletismo: Lançamento de Dardo

Tema: Atletismo
Objetivos: - Desenvolver habilidades físicas através do atletismo,
                   - Conhecer a modalidade lançamento de dardo.
Conteúdos: Força, ritmo, velocidade e modalidade do atletismo.
Disciplinas envolvidas: Português, Educação física.
Metodologia: Os alunos após terem aula teórica sobre a modalidade, juntamente com o professor tiveram assim uma aula prática no pátio sobre com lançar o dardo e que critérios se utilizam para melhor o fazê-lo.
Recursos: Dardo.
Registros: Fotos e vídeos
Avaliação: Participação e desenvolvimento da atividade.


Lançamento de dardo  é uma modalidade do atletismo na qual o atleta lança um dardo tentando alcançar a maior distância possível. Esse dardo tem forma de lança, e pode ser feito de fibra de vidro, de metal ou fibra de carbono. O peso e o comprimento do dardo pode ser:

Homem - dardo de 2,7 m, com peso 800 gramas.
Mulher - dardo de 2,3 m, com peso de 600 gramas.
O lançamento acontece após algumas ações como a corrida de aproximação do atleta, na qual a aceleração deve ser progressiva e retilínea, alcançando dessa forma, uma velocidade considerável. Esse percurso varia entre 7 a 13 passos. Até então, o dardo é carregado à altura da testa.
Ao atingir a marca intermediária, inicia-se a corrida preparatória, que é o momento de preparação do lançamento. O atleta posiciona, gradativamente, o dardo para atrás da linha dos ombros. Quando alcança a marca inclina o tronco para trás para em seguida impeli-lo para frente, fazendo um giro rápido para que o dardo seja lançado em uma angulação entre 30 e 45 graus do solo. A velocidade do dardo nesse momento é de aproximadamente 100 km/h.